História

Home História
  
MISSÃO
    
Esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.
  

HISTÓRIA

O Brasil é o 3º maior produtor agrícola e 9º maior detentor de florestas plantadas do mundo. Possui 72,2 milhões de hectares plantados com culturas anuais e perenes e 172 milhões de hectares com pastagem.

Diante da crescente demanda mundial por alimentos, fibras, madeira e energia, faz-se necessária a sua produção visando garantir a segurança alimentar e nutricional, além da produção de energia limpa, com o mínimo de impacto ao meio ambiente. Nesse contexto, a ciência aplicada à agropecuária por meio de técnicas modernas tem conseguido não somente aumentar a produtividade das culturas, como também reduzir os seus impactos no ambiente e aumentar a qualidade de vida da sociedade brasileira em geral.

Os fertilizantes vêm contribuindo para o aumento da produção agropecuária sem aumento de expansão da área cultivada. Isso só é possível através do manejo consciente e orientado, impactando positivamente não só as exportações, mas também a geração de empregos.

O Brasil é hoje o quarto maior mercado de fertilizantes do mundo, consumindo cerca de 32,2 milhões de toneladas por ano. Entretanto, apesar dos benefícios e resultados na produção agropecuária, os consumidores e o público em geral desconhecem a importância dos fertilizantes para o Brasil.

A partir dessa constatação, após constantes encontros em congressos e grupos de discussão acerca do tema, um grupo de cientistas, representantes de associações, sindicatos e da indústria de fertilizantes entenderam a necessidade de um trabalho educativo e esclarecedor ao público leigo brasileiro.

Assim surgiu a iniciativa NUTRIENTES PARA A VIDA, após aprovação da NFL – Nutrientes For Life (fundação norte-americana) para implantar um braço no Brasil, com Visão, Missão e Valores análogos. Definiu-se que será mantida a mesma linha de trabalho geral, adequando-se às condições e realidade brasileira, com foco socioeducativo desta sociedade.

A iniciativa Nutrientes Para a Vida trabalha somente com informações baseadas em conhecimento científico, tanto sobre o papel fundamental dos nutrientes minerais na qualidade de nossa alimentação, como também sobre seu efeito multiplicador na produtividade das culturas.



NO MUNDO

nutrientsforlifeA Nutrients for Life Foundation é uma organização global com sede em Washington DC, fundada em 2004, cuja missão é educar e informar o público sobre os nutrientes das plantas e a responsabilidade em alimentar o mundo.

Essa organização é constituída por membros e colaboradores parceiros que distribuem materiais educativos sobre nutrientes para as plantas, desenvolvimento e saúde do solo, além de promover as boas práticas para a utilização responsável dos fertilizantes.

Todas as informações desenvolvidas e divulgadas têm base científica e são apoiadas por cientistas, agrônomos e pesquisadores, a exemplo do IPNI (International Plant Nutrition Institute). Todo o material educacional distribuído é revisado pelo Smithsonian Institution, um dos mais respeitados, complexos e maiores centros de pesquisa do mundo.

Atualmente, a Nutrients for Life possui capítulos no Canadá, México e Colômbia.