Uso correto dos Fertilizantes

Home Uso correto dos Fertilizantes

GESTÃO 4C DOS NUTRIENTES

Fonte certa, na dose certa, na época certa e no local certo.

O desafio de aumentar a produção de alimentos de forma economicamente viável, mantendo a integridade ecológica dos sistemas alimentares, é o principal objetivo da agricultura sustentável.

Para serem considerados sustentáveis, os sistemas agrícolas precisam impactar positivamente, gerando o crescimento dos capitais natural, social, humano físico e financeiro, interagindo de forma cíclica com esses ativos.

A proposta da GESTÃO 4C DOS NUTRIENTES, está completamente relacionada a essa forma de agricultura sustentável. Fonte certa, na dose certa, na época certa e no local certo.

Os impactos benéficos sobre os componentes do capital natural são evidenciados por melhor desempenho da agricultura, melhor qualidade do solo, diminuição da poluição ambiental e proteção da vida silvestre. Além disso, efeitos positivos são esperados no capital financeiro com o aumento dos lucros dos agricultores, trazendo melhoria na qualidade de vida e aumento da atividade econômica em suas comunidades.

O desenvolvimento de práticas locais de manejo, impulsionam o trabalho de pesquisa agrícola estimulando a participação ativa dos agricultores e profissionais envolvidos nesse segmento, melhorando o nível de escolaridade e a comunicação como um todo.

O processo de nutrição mineral das plantas é norteado por princípios científicos que orientam a utilização da ferramenta 4C.

Veja aqui exemplos de princípios científicos-chave e práticas essenciais:

tabela

FONTE: Manual 4C nutrição de plantas (IPNI)

Fonte, dose, época e local estão totalmente interligados no manejo dos nutrientes. É possível que para uma dada situação exista mais do que uma combinação adequada desses fatores, porém quando há mudança em um deles, os outros também podem mudar.

Os 4Cs devem funcionar em sincronia um com o outro, com o sistema de cultivo e com o manejo do ambiente. A gestão de nutrientes 4C enfatiza o impacto dessas opções de combinações de manejo sobre os resultados, ou desempenho, visando a sustentabilidade.

Gestão 4C dos Nutrientes