Vídeos

Home Vídeos

A Biofortificação dos Alimentos

Entrevista do Prof. Luiz Roberto Guimarães Guilherme (Bebeto) para o Agrossociedade, onde fala sobre o conceito da Biofortificação, as tendências e o que já foi desenvolvido nesse sentido.

Entrevista com o David Roquetti Filho – A Hora do Agronegócio – Rádio Jovem Pan 12/03/2017

O José Luiz Tejon, entrevista o diretor executivo da ANDA, David Roquetti Filho, que fala sobre o tema Segurança Alimentar x Fertilizantes.

A Hora do Agronegócio – Entrevista Luís Prochnow 16/01/ 2017

O diretor do IPNI Brasil, Luís Prochnow, fala a respeito do tema Segurança Alimentar e do grande desafio na produção dos alimentos nos próximos 40 anos.

Agronegócio: Biofortificação com Luiz Roberto Guimarães | Jovem Pan

O José Luiz Tejon entrevista o professor e pesquisador da UFLA, Luiz Roberto Guimarães, que fala sobr o tema Biofortificação.

Uso eficiente de nutrientes

Produzido originalmente em Inglês pelo International Plant Nutrition Institute (IPNI) e traduzido e adaptado para o Português pelo IPNI Brasil e Nutrientes para a Vida.

Agronegócio: o impacto dos agroquímicos

O José Luiz Tejon entrevista o Coordenador honorário da iniciativa Nutrientes Para a Vida, o engenheiro agrônomo e professor da UFLA, Alfredo Scheid Lopes.
Na entrevista, o professor Alfredo esclarece sobre os mitos do agronegócio.

No cerrado, surge um novo país – Edson Lobato

(Revolução Verde)
Depoimento do pesquisador Edson Lobato, ligado à Embrapa Cerrados. Especializado em fertilidade de solos, Lobato ajudou a semear terras extremamente pobres e contribuiu de forma decisiva para o aumento da produção de grãos no país. Em 2006, foi condecorado com o “World Food Prize” pelo trabalho realizado no Cerrado.

Produção de conhecimento científico e inovação – Ruy de Araújo Caldas

(Revolução Verde)
Professor de Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília, Ruy de Araújo Caldas é mestre em Nutrição Mineral de Plantas pela Esalq-USP e doutor em Bioquímica Vegetal pela Ohio State University, nos Estados Unidos.

Tecnologia a favor da agricultura de baixo carbono – Carlos Clemente Cerri

(Revolução Verde)
Carlos Clemente é professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Se dedica a pesquisas que têm como meta a redução da pegada de carbono do agronegócio.

 

Os fertilizantes e a expansão do agronegócio brasileiro

(Revolução Verde)
Depoimento do engenheiro agrônomo Heitor Cantarella, Ph.D. em Fertilidade de Solos pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos e um dos maiores especialistas brasileiros em nutrição de plantas e uso eficiente de fertilizantes. Atualmente, é o diretor do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Iniciativa Nutrientes Para a Vida conscientiza sobre importância dos fertilizantes

Matéria da Jovem Pan apresenta a iniciativa Nutrientes Para a Vida e esclarece sobre a importância dos fertilizantes na agricultura. Inclui os depoimentos do Coordenador da NPV o Sr. Luís Prochnow e o Diretor Executivo da ANDA, Sr. David Roquetti.

A revolução verde do cerrado brasileiro – Alfredo Scheid Lopes

O professor Alfredo Scheid Lopes, um dos maiores especialistas em ciência do solo, fala a respeito do seu histórico de pesquisas e grande contribuição para o agronegócio brasileiro.

A importância do solo como recurso para uma vida mais sustentável

O solo é o fundamento básico de nossa agricultura e nossa produção de alimentos. Não é apenas um ingrediente da nossa vida, mas também o da qualidade das nossas vidas. Quando nós cuidamos do solo, nós cuidamos de nós mesmos.
Nota: Conforme exigência da Soil Science Society of America – SSSA, o vídeo foi traduzido fielmente e sua originalidade foi respeitada. Tradução: Dr. Luís I. Prochnow, Diretor Geral do IPNI Brasil. Narração: Dr. Eros Francisco, Diretor Adjunto do IPNI Brasil

Raízes para o crescimento: alimentando o mundo

(Fertilizer Canadá)
A importância dos fertilizantes no atendimento à demanda mundial por alimentos e a utilização das Boas Práticas de Manejo na produção agrícola.

Sem fertilizante, não haveria agricultura – Fernando Penteado

(Revolução Verde)
Depoimento de Fernando Penteado, fundador da Manah, agrônomo e principal responsável pela popularização dos fertilizantes no Brasil. Ele faz uma breve retrospectiva histórica, informando sobre as diferenças na produtividade agrícola do país após a utilização dos fertilizantes.

Inovando para alimentar o planeta – Roberto Rodrigues

(Revolução Verde)
Depoimento de Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, professor da UNESP e presidente do conselho do agronegócio da FIESP, sobre o desenvolvimento da agricultura nas últimas décadas graças às pesquisas e novas tecnologias.

Decifrando os solos do Brasil – Alfredo Scheid Lopes

(Revolução Verde)
Depoimento do professor e PHD em fertilidade de solos, Alfredo Scheid Lopes, sobre os estudos realizados nos solos do Brasil  e os avanços conquistados que trouxeram grandes mudanças no panorama agrícola do país.