Como comprar alimentos de alto valor nutricional - Nutrientes Para a Vida

Como comprar alimentos de alto valor nutricional

Ir ao mercado é uma tarefa que exige tempo e atenção. Na seção das frutas e verduras, por exemplo, a maior missão é achar um produto de qualidade em meio a tantas opções. Quantas vezes você não comprou um alimento e só percebeu que ele estava estragado ao chegar em casa? Com isso, o Nutrientes para a Vida (NPV) decidiu reunir algumas dicas simples para auxiliar nessa escolha.
Uma alimentação balanceada, com a presença de carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais (zinco, cobre, potássio, magnésio) e vitaminas, é indispensável para alcançar saúde e qualidade de vida.  Por essas e outras razões, o ideal é selecionar alimentos em bom estado e com alto valor nutricional, capazes de atender as necessidades do corpo humano.
De acordo com o cardiologista Daniel Magnoni, na atualidade, um dos pontos mais importantes na escolha saudável, é a observação da segurança alimentar, higiene na embalagem e na conservação. O médico informa que “o solo onde foram plantados os produtos deveriam ter sido fertilizados, no sentido de fornecer os nutrientes necessários à composição mineral da planta”.
Aliás, frutas e verduras frescas tendem a ter mais vitaminas em comparação àquelas que permanecem nas prateleiras. O agrônomo Valter Casarin afirma que a degradação ocorre ainda durante o transporte “Quanto mais rápido for o consumo após a colheita, maior é o valor nutricional”.
A cor e o odor também são fatores importantes, tanto como sinal da qualidade, quanto como estímulo à escolha do consumidor. Um alimento passado ou estragado deve ser evitado. A presença de bactérias, fungos e vírus podem acarretar uma infecção ou intoxicação alimentar.
Segundo Valter, um dos grandes fatores para a perda de vitaminas e nutrientes é a condição do meio “A temperatura ambiente favorece a multiplicação desses microrganismos. Portanto, um clima ameno reduz a proliferação dos organismos que deterioram os alimentos e os mantêm nutritivos.”, completou.
Com tantas opções no mercado, a observação é ferramenta fundamental para boas escolhas. Uma verdura adequada para consumo deve apresentar intensa coloração verde, sem manchas ou furos, ausente da presença de insetos ou odor de decomposição.
Outras questões dignas de atenção são frutas e legumes descascados, pois são mais suscetíveis de contaminação, além da verificação do estado daqueles alimentos que são comercializados em caixas, como morangos e uvas. Saber compreender o rótulo das embalagens também ajuda a encontrar a melhor alternativa.

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima