COVID-19: produzir alimento é necessário

COVID-19: produzir alimento é necessário

Valter Casarin

Fornecendo nutrientes precisos e essenciais às plantas, os fertilizantes são cruciais para aumentar a produtividade nas terras agrícolas existentes, melhorar o sequestro de carbono no solo, proteger os ecossistemas selvagens e garantir a segurança alimentar global. Em meio às atuais restrições comerciais, estoque de alimentos e interrupção econômica decorrente da crise do COVID-19, manter o acesso aos fertilizantes é mais importante do que nunca para garantir que os agricultores possam produzir colheitas suficientes, visando manter os preços dos alimentos acessíveis.

A pandemia do COVID-19 tem provocado paralisações e turbulência econômica, o que poderá acarretar implicações a curto e médio prazo em vários aspectos de nossa vida, incluindo a capacidade de produzir e acessar comida suficiente. Embora os agricultores estejam produzindo, as interrupções nas cadeias e mercados de alimentos podem afetar a chegada dos alimentos em nossa mesa. Um setor que poderá ser afetado é o dos trabalhadores rurais, pois o isolamento social pode limitar o deslocamento para o campo, o que irá afetar sobremaneira a produção das novas safras.

Por outro lado, a duração e a gravidade da pandemia irão determinar a disponibilidade e os preços dos alimentos. Estaremos dependentes das decisões políticas de cada país, o que afetará as exportações de alimentos e insumos agrícolas, criando variações nos preços. Sem dúvida, essa nova realidade poderá afetar a segurança alimentar. Assim, é de grande importância que os trabalhadores rurais e os insumos, como os fertilizantes, possam ter circulação apropriada a fim de garantir a produção de alimentos em quantidade e qualidade adequada para a saúde das plantas e a humana.

Infelizmente, a expectativa é que ocorra desaceleração do crescimento econômico e este cenário poderá provocar aumento na fome e desnutrição, principalmente para a população mais pobre. O agravamento da situação de segurança alimentar também pode ter impactos negativos adicionais, facilitando a progressão da pandemia por enfraquecimento do sistema imunológico, especialmente dos mais vulneráveis ao impacto econômico da crise.

O sério risco de ocorrer um período prolongado de instabilidade nutricional para um número crescente de desnutridos e vulneráveis, torna crucial que os governos priorizem a produção agrícola, garantindo que os agricultores tenham a mão de obra e os insumos necessários para cultivar alimentos suficientes.

A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV), tem como missão destacar e informar a população a respeito da relevância de fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima