Inauguração de horta comunitária no Capão Redondo chama a atenção para o desperdício de alimentos

Suco de couve, torta de taioba, sopa de legumes… Inserir esses tipos de alimentos na dieta das crianças não é fácil, mas a fase II da horta Cores e Sabores assumiu o desafio. A iniciativa da Nutrientes para a Vida e da ONG Capão Cidadão busca, por intermédio da adubação responsável do solo e do manejo adequado das culturas, produzir uma nova frente para a qualidade da alimentação de aproximadamente 180 crianças em condições de vulnerabilidade social na região do bairro Jardim Ipê, extremo sul de São Paulo.

Em 21 de novembro, a horta comunitária foi inaugurada em terreno entre a Escola Estadual Presidente Café Filho e a Escola Estadual Jardim do Ipê, anteriormente coberto por mato e entulho. A ideia é a participação de toda a comunidade, inclusive das instituições de ensino, no processo de produção da horta. Isso permitirá a conscientização da relevância de cuidar da terra e promover a educação alimentar saudável desde a infância.

Na cerimônia de inauguração, a recepção das crianças se deu com um café da manhã reforçado e de qualidade. Representantes da ONG Capão Cidadão, como a presidente Ione Dias e a vice-presidente Denise Dias, e da Nutrientes para a Vida, como o coordenador científico Valter Casarin, estiveram presentes para a apresentação oficial a jornalistas e aos moradores do Jardim Ipê e arredores.

“Suprir o solo de nutrientes da forma adequada ajuda no desenvolvimento de plantas, frutos e legumes e resulta em um efeito positivo na qualidade do alimento e na nutrição da população”, afirma Casarin. De acordo com as voluntárias da ONG, a horta é justamente a possibilidade de colocar em prática a cultura saudável na dieta das crianças.

Toda essa proposta parte da premissa de que qualquer ser vivo necessita de nutrientes. Eles são incorporados ao metabolismo para manter o ciclo vital. Portanto, as plantas também precisam de nutrientes, sendo a boa fertilização essencial, pois faz a reposição as necessidades do solo.

Aliás, é para garantir que as plantas recebam todos os elementos essenciais a seu bom desenvolvimento, habilitando-se assim, para a produção de alimentos de fato saudáveis e nutricionalmente balanceados para a alimentação humana que a Iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) trabalha ininterruptamente.

Sua missão é esclarecer a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos bem como sua utilização adequada.

A parceria entre a NPV e a Capão Cidadão também chama a atenção para o problema do desperdício de alimentos no Brasil, que ocupa a 10° posição no ranking mundial dos países que mais jogam comida fora. A partir do cuidado com a fertilização do solo, a horta leva as famílias da comunidade hábitos alimentares mais saudáveis e a um olhar mais cuidadoso com a natureza e a sustentabilidade do meio ambiente.

Acontece Comunicação e Notícias

Chico Damaso, Milena Alvarez, Beatriz Zolin, Henrique Artuni

(55 – 11) 99911.8117 / 96497.6040 / 94232.0252 / 3871-2331 /
3589-9516 / 3562-0157 – 3853.0770 / 3873-6083 / 99911-8117
acontece@acontecenoticias.com.br

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima