Iniciativa incentiva a produção econômica e sustentável das atividades agropecuárias do Estado de São Paulo, promovendo as práticas de análise de solo, calagem e adubação mineral
A NPV – Nutrientes Para Vida, que já se consolidou como uma das maiores entidades que defendem e desmistificam o uso de fertilizantes na agricultura mundial, esteve presente na Agrishow 2024, que aconteceu em Ribeirão Preto entre os dias 29 de abril e 03 de maio. Presentes no stand da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a NPV e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da pasta, se uniram para orientar e alertar os visitantes e produtores rurais sobre a importância do Programa Solo +Fértil.
A iniciativa tem o objetivo de elevar a produtividade das atividades agropecuárias do Estado de São Paulo, promovendo a melhoria da eficiência dos recursos econômicos, sociais e ambientais utilizados na atividade produtiva.
“O objetivo é promover a utilização das práticas de análise do solo, calagem e adubação mineral em todas as unidades de produção agropecuária paulistas, disponibilizando, de forma inclusiva, aos pequenos e médios produtores, práticas fundamentais para uma produção econômica e sustentável. Como integrante da ANDA (Associação Nacional de Difusão de Adubos), a NPV é responsável pela abordagem dos fertilizantes, mais conhecidos como adubos”, conta o coordenador geral e científico da Nutrientes Para a Vida, Valter Casarin.
Casarin destaca ainda as vantagens do uso de fertilizante, associado a realização da análise do solo e a prática da calagem. “A análise de solo é o caminho mais correto para determinar a dose ideal de fertilizante a ser aplicada, enquanto a calagem irá corrigir a acidez do solo, promovendo maior disponibilidade dos nutrientes às plantas”.
“Apesar da falta de conhecimento sobre a constituição e o real objetivo do uso de fertilizante, a NPV mostrou que a aplicação desse insumo é o caminho para produzir mais alimento, mas sobretudo obter melhor qualidade nutricional”, concluiu Casarin.
Produtor rural de hortaliças em Iguape (SP), Tarcizio Norberto dos Passos, conheceu o projeto e reforçou a importância de reposição dos nutrientes no solo. “Cada vez que retiramos as hortaliças como abobrinha e chuchu do solo e levamos para o consumo, juntos vão os nutrientes, por isso a importância do Solo+Fértil e da conscientização de todos sobre essa reposição. Geralmente uso esterco de galinha e de gado, palha seca e claro, fertilizantes. O esterco dá vida para a terra, mas os nutrientes só podem ser repostos com os fertilizantes”, explica.
O agrônomo Fernando Moretti, que passou pelo stand, também comemora a iniciativa e fala sobre a importância da nutrição das plantas. “A NPV cumpre uma função fundamental na desmistificação do uso de fertilizantes na agricultura. O fertilizante é o alimento da planta, onde a sua aplicação é uma forma de repor os nutrientes que são exportados do solo através da colheita. O uso de fertilizante, atendendo as necessidades do solo e planta é a forma de praticar uma agricultura sustentável. As quantidades de nutrientes necessárias ao desenvolvimento das plantas serão conhecidas com a análise do solo, e a disponibilização dos nutrientes às plantas através da aplicação efetiva dos mesmos”.
Iniciativa também vale para os pequenos
A Nutrientes Para a Vida também distribuiu na Agrishow 2024, uma cartilha interativa para crianças. Com informações precisas e de qualidade, os pequenos aprendem com ela a relevância dos nutrientes para a vida no planeta Terra.
“Educar as crianças não é apenas ensinar a ler e a escrever. É preciso dar a elas condições para que saibam pensar por si mesmas, distinguir o certo do errado e fazer opções conscientes, pois no futuro precisaremos de pessoas instruídas e capazes de ter discernimento para, por exemplo, saber que as plantas precisam de nutrientes e que, sem eles, a quantidade disponível de alimentos no mundo não será suficiente para garantir a saúde e a vida de toda a população”, alerta Casarin. A iniciativa pode ser conferida e baixada aqui.
Sobre a NPV
A NPV – Nutrientes para a Vida – nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.