Os alimentos podem ser uma via de transmissão do novo coronavírus? - Nutrientes Para a Vida

Os alimentos podem ser uma via de transmissão do novo coronavírus?

Valter Casarin

Até o momento, não há evidências que os alimentos possam ser uma fonte ou uma via de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), vírus causador da Covid-19. No entanto, as várias organizações de saúde apontam a importância de respeitar medidas rigorosas de higiene ao preparar e comer refeições.

A Cientista Chefe da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, Marta Hugas, lembra que “as experiências de surtos anteriores ao novo coronavírus relacionados, como o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e o coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) , mostraram que a transmissão pelo consumo de alimentos não ocorre. No momento, não há evidências de que seja diferente com o SARS-CoV-2. ”

Cientistas e autoridades de todo o mundo estão monitorando a propagação do vírus e nenhuma infecção transmitida por alimentos foi relatada.

Respeite as medidas de segurança alimentar: a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendações de precaução, incluindo conselhos sobre o cumprimento de boas práticas de higiene ao manusear e preparar alimentos, como lavagem das mãos, cozimento cuidadoso da carne e prevenção de potencial contaminação cruzada entre alimentos cozidos e não cozidos. Sabemos que o novo coronavírus permanece infeccioso nas superfícies por até 9 dias.

Lave suas mãos entre o manuseio de alimentos crus e cozidos

Lavar as mãos antes de preparar ou fazer as refeições é uma recomendação importante a ser seguida. No caso de haver uma pessoa infectada, confinada em sua casa, essa pessoa deve ser alimentada em seu quarto, se possível. Talheres, pratos e outros utensílios usados, caso não sejam descartáveis, devem ser manuseados com luvas e lavados em água quente ou na máquina de lavar louça. Você também deve lavar as mãos depois de manusear esses itens.

Nutrientes para a Vida

Sensibilizada com a pandemia do novo coronavírus, a iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) presta alguns esclarecimentos sobre a relação entre o vírus e os alimentos. As informações divulgadas pela NPV são baseadas em dados científicos.
A Nutrientes para a Vida tem como missão melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes. A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

Fonte: https://www.efsa.europa.eu/en/news/coronavirus-no-evidence-food-source-or-transmission-route

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima