Levantamento geral será apresentado durante o Congresso da ANDA, que reúne especialistas e entidades na terça-feira, 29 de agosto, em São Paulo.
A NPV – Nutrientes Para a Vida apresentará no 10º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), uma pesquisa inédita sobre a mudança de percepção da população sobre o uso dos fertilizantes, suas diferenças com o agrotóxico e outros insumos, e a importância tanto para as plantas como para a alimentação humana.
O levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Ipeso mostra que nos últimos dois anos 50% da população apoia e entende o uso de fertilizantes. A maioria deles, adultos de 30 e 44 anos. Segundo Valter Casarin, coordenador geral e científico do NPV, o objetivo é retratar o quanto o desconhecimento sobre insumos agrícolas é um campo fértil para a desinformação.
A pesquisa qualitativa envolvendo 600 entrevistados revelou que, em geral a população entende superficialmente o que são os produtos, mas não se consideram bem informados, ou seja, ainda existe desinformação quanto às diferenças entre os produtos: fertilizantes, adubos, agrotóxicos, defensivos e até orgânicos. “Porém, na pesquisa quantitativa, com o emprego da análise estatística, foi possível detectar que os fertilizantes ocupam uma posição diferente no imaginário da população: menos associada com agrotóxicos e mais próxima dos adubos e essa é a missão da NPV”, comenta Casarin.
“O fertilizante é um insumo extremamente necessário para otimizar, melhorar e aumentar a produção no campo. Somos responsáveis por 20% da produção global de alimentos. A cada cinco pratos de comida no mundo, um é produzido no Brasil”, explica Casarin.
“Por isso, de forma consciente e responsável, precisamos fazer com que cada vez mais, consumidores associem o uso de fertilizantes com aumento da produtividade, alimentos mais baratos e segurança alimentar. Essas associações podem ser fortalecidas nas campanhas de conscientização que realizamos. Diferenciar dos agrotóxicos pode ser um caminho necessário para uma mudança completa de mentalidade”, completa o coordenador científico.
Congresso Brasileiro de Fertilizantes marca setor
Promovido pela ANDA, Associação Nacional para Difusão de Adubos, e que é gestora da NPV – Nutrientes Para a Vida no Brasil, o evento será realizado na terça-feira, 29 de agosto, em São Paulo. Promovido desde 2011, já faz parte da agenda dos principais formadores de opinião e dos executivos que atuam no mercado brasileiro e internacional de fertilizantes.
O Congresso deste ano abordará temas atuais e relevantes para o agronegócio, como análise de mercado, gestão de negócios, as melhores práticas de ESG e inovação e discutirá ainda sobre o conflito na Ucrânia e as perspectivas para o setor para a retomada da economia.
“Como entidade que busca aproximar cada vez mais a população do conhecimento real sobre o agronegócio, seus insumos e desafios, estaremos presentes para essa discussão tão relevante para o Brasil e o mundo. Nosso objetivo é trazer uma
conscientização cada vez maior da importância do setor para a alimentação e sustentabilidade do planeta”, finaliza Valter Casarin.
Sobre a NPV
A NPV – Nutrientes para a Vida – nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.