Por que comemorar o Dia do Jardineiro? - Nutrientes Para a Vida

Por que comemorar o Dia do Jardineiro?

por Valter Casarin

 

Hoje, 15 de dezembro, comemoramos o dia dos profissionais que são responsáveis ​​​​pelo desenvolvimento e manutenção de espaços verdes. Eles trabalham em projetos de jardins individuais ou em grandes projetos de desenvolvimento urbano. Existem várias vantagens em ser jardineiro, como o trabalho ao ar livre, a versatilidade, a criatividade, mas é necessário resistir às condições climáticas e demonstrar resistência física.

A profissão de jardineiro é adequada para pessoas que gostam de paisagismo, principalmente os entusiastas de plantas. Os jardineiros trabalham principalmente na criação de espaços. Esta profissão é muito criativa e exige imaginação, sentido estético e grande versatilidade. A profissão também permite trazer um toque artístico ao meio ambiente e à natureza. 

Tanto para os profissionais, como para os amadores, a jardinagem faz bem à saúde física e mental do indivíduo. A nível pessoal, porque é uma oportunidade de trabalhar com organização. O trabalho do jardineiro depende das condições climáticas, mas trabalhar ao ar livre pode ser prazeroso, justamente por ver as estações passarem. Tornar-se jardineiro é demonstrar atenção aos detalhes, criatividade e atenção, mas também ter paixão pelas plantas.

A vida no jardim começa com o nascer do sol e o solo esquentando. As flores se abrem, as criaturinhas saem de seus esconderijos em busca de sol e comida. É esse o momento mais emocionante do dia. O período da manhã é o momento ideal para a visita de controle. Examine as folhas e procure vestígios de pequenas criaturas indesejadas (folhas mordidas e furadas são sinal da presença de insetos). Manchas bizarras podem indicar qualquer doença e por isso é um alerta para estudar e encontrar o tratamento ideal para o controle. Também é hora de remover plantas daninhas, as quais restringem o crescimento das plantas e as privam de água e nutrientes.

 A manhã também é o momento ideal para plantar. Tenha em mãos todas as ferramentas necessárias, bem como as sementes ou plantas e não se esqueça da cobertura morta e do fertilizante. A cobertura morta irá reter a água no solo e evitar que ela evapore e os fertilizantes irão fornecer os nutrientes para o perfeito crescimento e desenvolvimento das plantas.

A noite é o melhor momento para regar. Não há sol e as plantas têm a noite toda para se beneficiar da água que recebem. O sol faz com que percam água que evapora sob o efeito do calor. É importante entender que cada planta tem suas necessidades específicas de água. Alguns requerem rega todos os dias, outras semanalmente ou quinzenalmente. Além disso, a necessidade de água depende da estação e das condições climáticas.

A Nutrientes para a Vida parabeniza o jardineiro, profissional que é o verdadeiro arquiteto de espaços verdes. Como tal, é responsável ​​por embelezar espaços públicos e privados. A profissão do jardineiro consiste em criar e renovar espaços verdes para valorizar as paisagens no campo e no meio urbano. É o jardineiro que mantém jardins já paisagísticos. Em alguns casos, o jardineiro também é responsável ​​por manter redes de contacto com outros profissionais, como paisagistas, urbanistas, horticultores ou mesmo arquitetos.

 

Sobre a NPV

A NPV – Nutrientes para a Vida – nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima