Sobre a NPV - Nutrientes Para a Vida

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Nascida em 2015, a NPV – Nutrientes Para a Vida é uma iniciativa construída a partir de encontros entre cientistas e representantes de entidades do setor de fertilizantes, que tem por objetivo educar e esclarecer a respeito da importância dos fertilizantes para a saúde das plantas, animais e seres humanos.

A NPV é uma extensão da fundação norte-americana Nutrients For Life, com Visão, Missão e Valores análogos e adequação das atividades para a realidade da sociedade brasileira, com foco em ações socioeducativas.

O QUE NOS INSPIRA

A NPV acredita no trabalho com informações científicas para ressaltar a importância dos nutrientes minerais na produção de alimentos em quantidade e qualidade, com ênfase no manejo correto dos fertilizantes para a sustentabilidade do ambiente.

RESPONSABILIDADES

Nossa iniciativa tem o propósito claro de desfazer mitos sobre a função e o uso responsável dos fertilizantes na produção de alimentos. Por isso, a NPV é constituída por membros dos setores de pesquisa, científico e industrial. Juntos, desenvolvemos atividades e materiais educativos sobre temas como nutrientes das plantas, saúde do solo, produção de alimentos e outros; com qualidade e sustentabilidade.

NPV
NPV

PROJETANDO O FUTURO

Os fertilizantes vêm contribuindo para o crescimento da produção agropecuária, sem aumentar a área cultivada. E isso só é possível por meio do manejo consciente e orientado, que impacta positivamente não só nas exportações, como na geração de empregos.

Diante da crescente demanda mundial por alimentos, fibras, madeira e energia, faz-se necessária a sua produção, que garante a segurança alimentar e nutricional, além da produção de energia limpa, com o mínimo de impacto ao meio ambiente que, consequentemente, proporciona a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

PROJETANDO O FUTURO

Os fertilizantes vêm contribuindo para o crescimento da produção agropecuária, sem aumentar a área cultivada. E isso só é possível por meio do manejo consciente e orientado, que impacta positivamente não só nas exportações, como na geração de empregos.

Diante da crescente demanda mundial por alimentos, fibras, madeira e energia, faz-se necessária a sua produção, que garante a segurança alimentar e nutricional, além da produção de energia limpa, com o mínimo de impacto ao meio ambiente que, consequentemente, proporciona a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

NPV

SAÚDE HUMANA

Os fertilizantes são prejudiciais à saúde? É mito. Os fertilizantes contêm nutrientes para as plantas que, em geral, são os mesmos para animais e seres humanos. As plantas, por exemplo, utilizam o nitrogênio dos fertilizantes para sintetizar proteínas, que é a mesma classe de moléculas que constitui nossos músculos. E o fósforo fornecido às plantas é o mesmo que faz parte dos nossos ossos e dentes. Como todos os produtos, é muito importante que os fertilizantes sejam utilizados de forma correta para garantir os benefícios esperados.

NOSSA HISTÓRIA

2015
2016
2017
2018
2018
2018
2019
2019
2020

Lançamento da NPV – Nutrientes para a Vida, com a contratação da Biomarketing Consultoria e estruturação do grupo de trabalho, composto pela direção executiva da ANDA, diretores de associações ligadas à ANDA, empresas de fertilizantes e acadêmicos. Criação de perfil no Facebook e divulgação das primeiras postagens.

Elaboração e aprovação do primeiro “business plan” da NPV. Realização de pesquisa mercadológica sobre a imagem dos fertilizantes junto ao público. Desenvolvimento do site institucional e contratação de assessoria de imprensa para a produção mensal de “press releases”. Produção de materiais impressos e vídeos educativos sobre fertilizantes.

Produção dos vídeos “Uso eficiente dos nutrientes”, “Nutrientes Para a Vida” e de depoimentos dos Conselheiros da ANDA sobre a relevância do NPV. O vídeo foi apresentado no Congresso da ANDA, onde a NPV teve expressiva participação. Monitoramento das redes sociais para melhor planejamento de artigos, “press releases” e ações específicas de Comunicação.

Produção do vídeo “Mito ou Verdade” para a Campanha na GloboNews, que contou com a participação de Ana Paula Corguinha, doutora em Ciências do Solo.
A campanha teve mais de 70.000 impactos para um público altamente qualificado.

Contou também com a contratação de um coordenador científico, que ficou responsável por todas as palestras, artigos e entrevistas de caráter científico.
Organização de eventos em locais públicos, como o Metrô, com cobertura de imprensa e apresentação de material comparativo de plantas com e sem fertilizantes.

Produção de cartilha sobre fertilizantes para crianças e jovens, que foram distribuídas em escolas e para associados para a realização de ações em suas comunidades.

Contratação de um nutrólogo influenciador junto à classe médica e nutricionistas.

Continuação dos eventos em locais públicos, como o Metrô e Hospital Dante Pazzanese, com cobertura da imprensa, para demonstração dos benefícios dos fertilizantes.

Desenvolvimento de horta comunitária na maior comunidade carente de São Paulo: Capão Redondo, que é responsável pela alimentação de 180 crianças diariamente, com forte presença da imprensa na inauguração.

Produção de 3 vídeos sobre Desperdício de Alimentos, Nutrição vs. Suplementação e Saúde.

Apresentacão da nova campanha com vídeos inéditos sobre “Alimentação e Covid 19” e “Nutrientes Para a Vida”, que foram veiculados na Globo News nos meses de julho, agosto, setembro e outubro. Neste ano, a concentração maior de verba foi em mídia televisiva. Criação de um quiz para testar o conhecimento sobre fertilizantes e de um vídeo “Consulte o Dr. das Plantas”, ambos incorporados ao site da NPV.

NOSSA MISSÃO

Esclarecer e informar a sociedade, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua correta utilização para a saúde das plantas, animais e seres humanos.

NOSSO TIME

Conheça a equipe da Nutrientes Para a Vida

Logo_ANDA-2

Luís Prochnow

COORDENADOR GERAL

Diretor Geral da NPCT, Professor da ESALQ/USP. Diretor Geral no Brasil do IPNI, International Plant Nutrition Institute.

Ver mais

Luís Prochnow graduou-se Engenheiro Agrônomo pela UNESP/Botucatu. É Consultor Agronômico Especialista em Nutrição de Plantas, Recomendações de calagem, gessagem e adubação de culturas comerciais. Mestre pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, pela Universidade de São Paulo. Doutor em Curso de Solos e Nutrição de Plantas, ESALQ/USP. Pesquisador Visitante no IFDC, Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes, EUA. Professor da ESALQ/USP. Diretor Geral no Brasil do IPNI, International Plant Nutrition Institute. Coordenador da iniciativa NPV - Nutrientes para a Vida no Brasil. Diretor Geral da Nutrição de Plantas Ciência e Tecnologia (NPCT). Tem mais de 900 trabalhos publicados no Brasil e exterior e é autor de diversos capítulos de livros.

Valter Casarin

COORDENADOR CIENTÍFICO

Professor do Curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.

Ver mais

Valter Casarin graduou-se em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1994, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Foi professor nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na Universidade de Taubaté e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça. Trabalhou por 8 anos como consultor técnico em empresas de fertilizantes. Foi Diretor Adjunto do IPNI (International Plant Nutrition Institut). Atualmente é professor do Curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP, Coordenador Científico da iniciativa Nutrientes para a Vida e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.

Heitor Cantarella

CONSELHEIRO

Engenheiro Agrônomo (FCA Unesp, Botucatu) com Mestrado e Ph.D. em Fertilidade do Solo pela Iowa State University, EUA. Chefe do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico de Campinas.

Ver mais

Heitor Cantarella é Engenheiro Agrônomo (FCA Unesp, Botucatu) com Mestrado e Ph.D. em Fertilidade do Solo pela Iowa State University, EUA. É chefe do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico de Campinas e membro da Coordenação do Programa de Bioenergia (BIOEN) da FAPESP. Trabalha com adubação, avaliação da eficiência de uso de fertilizantes e seus impactos na produção e ambiente. Entre os reconhecimentos profissionais recentes estão: Heróis da Revolução Verde Brasileira (2015), Prêmio IPNI em Nutrição de Plantas (2016), Prêmio Norman Borlaug da IFA (2017) e “Lendas da Nutrição de Plantas” (2019).

logo-biomarketing
alfa press
Rolar para cima