Valter Casarin assume coordenação geral da NPV - Nutrientes Para a Vida

Valter Casarin assume coordenação geral da NPV

Valter Casarin

Engenheiro agrônomo e florestal, que também é coordenador científico da iniciativa, continua sua missão de levar a importância do adubo para a mesa da população.

Após completar cinco anos de coordenação científica da NPV – Nutrientes Para a Vida – braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life, o engenheiro agrônomo e florestal Valter Casarin assume o comando geral da entidade. Com o desafio de mudar a percepção do público em relação ao principal insumo para produzir alimento para a população: o adubo, oficialmente chamado de fertilizante, o especialista teve como principal desafio, ao longo dos anos, de mudar a linguagem para conversar com pessoas que não são da área da agricultura. “Há uma necessidade de usar termos mais simples para que todas as pessoas possam digerir a nossa mensagem. Outro grande desafio é a quebra de paradigmas. Existe uma visão negativa sobre os adubos, onde existe o mito que estes insumos são tóxicos para a saúde. A nobre função que os adubos têm para alimentar o mundo não pode continuar tão negativa”, alerta Casarin. 

O especialista reforça ainda que, o adubo, nada mais é do que um alimento para as plantas. Ele tem a tarefa de ajudar os agricultores a produzirem o alimento necessário para a crescente população mundial. “Por isso devemos procurar meios cada vez mais eficientes para mostrar a sua importância, especialmente para as crianças e adolescentes. Precisamos urgentemente educar a base para termos cidadãos conscientes da função e da importância dos adubos na vida cotidiana. Essa continuará sendo a nossa principal missão”, completa.

Valter Casarin afirma ainda que o uso de adubo de forma responsável e correta é o caminho para oferecer à sociedade oportunidade para maior segurança alimentar e qualidade nutricional dos alimentos. “Nutrir o solo através dos adubos é a forma mais sensata de produzir alimentos em quantidade e qualidade para as pessoas, além de valorizar a preservação de nossas florestas. Aliás, esse é o lema da iniciativa: nutrir as plantas, para nutrir as pessoas”. 

O engenheiro agrônomo comenta ainda que, através das várias atividades que a NPV desenvolveu durante sua existência, um grande número de pessoas foi atingido por sua missão e que as redes sociais têm sido um bom termômetro para avaliar a mudança de opinião sobre a função e a importância dos adubos. 

“Boas novidades estão chegando, como é o caso do Talk Show da NPV, que é uma série de entrevistas abordando os mais diferentes aspectos dos adubos, especialmente sua importância no prato do brasileiro”, comemora. O programa, que conta com o comando da nutricionista Bianca Naves, vai ao ar em breve nas redes sociais da iniciativa.

Sobre o novo coordenador geral

Valter Casarin é graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1994, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Foi professor nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na Universidade de Taubaté e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça. Foi Diretor Adjunto do IPNI (International Plant Nutrition Institut). Atualmente é professor do Programa SolloAgro, ESALQ/USP, Coordenador Geral e Científico da iniciativa Nutrientes para a Vida e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.

Sobre a NPV 

A NPV – Nutrientes para a Vida – nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima