NPV participa de Painel Online na ESALQ/USP - Nutrientes Para a Vida

NPV participa de Painel Online na ESALQ/USP

Construção do perfil do solo para altas produtividades é o tema a ser apresentado em palestra de Valter Casarin, coordenador científico da Nutrientes para a Vida em evento promovido pelo Programa SolloAgro, da ESALQ/USP, em Piracicaba

 

Como construir o perfil do solo, quando e como usar certos insumos agrícolas para melhorar a produção será o mote da apresentação do engenheiro agrônomo Valter Casarin, coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), no Painel Online sobre “Manejo do solo para altas produtividades”, em 10 de outubro, das 19h às 21h, organizado pelo Programa SolloAgro, do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), com transmissão ao vivo pela internet no site https://lp.solloagro.com.br/painel-online#section-2019727.

Para participar, é preciso fazer a inscrição no mesmo site.

“Abordarei a construção de um perfil de solo. Isso tem impacto muito grande na produtividade das culturas. Serão três tópicos principais: a calagem, que é a aplicação de calcário para corrigir o pH do solo e fornecer cálcio e magnésio na camada de 0 a 20 cm. Para camadas abaixo de 20 cm, analisaremos o uso de gesso agrícola, que corrige o alumínio tóxico no solo, que é um elemento que impede o desenvolvimento das raízes. O terceiro tema é a adubação de fósforo em superfície. Esse tipo de manejo aumentou bastante nos últimos tempos. Devido ao fósforo ter uma dinâmica complicada, é muito fixado no solo. “Iremos abordar caminhos para validar a aplicação do fósforo em cobertura”, explica o agrônomo.

Além de Casarin, o evento contará com a presença de José Aparecido Donizete Carlos, diretor comercial da Piraí Sementes, falando sobre “Adubação verde para melhoria da capacidade produtiva do solo”, prática agrícola milenar que busca a alta produtividade na agricultura e pecuária.

O engenheiro agrônomo e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, Fernando Dini Andreote, professor associado de Microbiologia do Solo da ESALQ/USP, participa do Painel falando sobre “A microbiota na revitalização de solos”. A apresentação do professor será sobre a parte viva do solo, estrutura e interação com a agricultura.

Após as exposições, os palestrantes participam de mesa redonda para responder as perguntas dos internautas.

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima