Rastreabilidade e sua importante função no agronegócio - Nutrientes Para a Vida

Rastreabilidade e sua importante função no agronegócio

Segurança alimentar e nutricional. Essas são as palavras principais quando o tema é rastreabilidade. O conceito vem de encontro com o aumento da preocupação da população por buscar cada vez mais entender a origem dos alimentos que estão levando para as mesas de suas famílias. E, atentos a isso, os produtores rurais também vêm se adequando e trazendo essa tendência como parte importante do processo produtivo. 

A questão é que quando a pergunta sobre a segurança e sanidade dos alimentos brasileiros for indagada, a resposta está prevista no rastreio da mesa até o campo através dos códigos inclusos. Mais que isso, o consumidor poderá escolher tais alimentos observando de onde vêm e quais foram as alternativas de manejos, que tipo de fertilizantes ajudaram a nutrir as plantas e solo e por fim, entender por completo a qualidade nutricional dos mesmos. 

Diante desse cenário a NPV – Nutrientes para a Vida, que tem como principal missão trazer a importância dos fertilizantes para uma melhor qualidade dos alimentos, e apresentar isso de forma científica para a população, em parceria com a Vegetais Saudáveis, divulgaram recentemente alguns dos produtores que tem a rastreabilidade como parte da rotina em suas propriedades. Exemplo disso, é o trabalho desenvolvido pelo produtor rural, Junior Lucato: “A rastreabilidade de alimentos é um processo fundamental, que rastreia toda a jornada do produto, desde o plantio até a mesa do consumidor, identificando todas as fases pelas quais esse alimento passa. É uma garantia adicional de qualidade e segurança, afinal, informações fundamentais são especificadas: plantio, colheita e defensivos utilizados; armazenamento, origem e trajeto percorrido pelo alimento, além de certificações e selos de qualidade obtidos”.  

Assim como Junior, outros produtores também já têm inserido a rastreabilidade como parte importante do processo. Para saber mais, confira clicando aqui. 

Sobre a NPV

 

A NPV – Nutrientes para a Vida nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. O uso de fertilizantes de forma responsável e correta é o caminho para oferecer à sociedade oportunidade para maior segurança alimentar e qualidade nutricional dos alimentos e, sobretudo, produzindo de forma sustentável e com total respeito ao ambiente. Nutrir o solo, através dos fertilizantes, é a forma mais sensata de produzir alimentos em quantidade e qualidade para as pessoas, além de valorizar a preservação de nossas florestas. 

A missão da NPV é esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima