O “pão” nosso de cada dia e o COVID-19

Valter Casarin

Um questionamento que devemos estar sempre fazendo é: será que nossa dieta tem qualidade adequada? Isto significa, os alimentos que estamos ingerindo estão fornecendo os nutrientes necessários para nos proteger da COVID-19.

Da mesma forma que um feto recebe seu alimento da mãe, o ser humano tem a origem dos nutrientes vindos do solo. No primeiro caso, o cordão umbilical é o elo entre a mãe e o filho, enquanto as plantas são o elo entre o solo e os seres humanos. Uma mãe bem nutrida vai gerar filhos bem nutridos, da mesma forma um solo de boa fertilidade vai permitir suprir as necessidades nutricionais dos seres humanos.

Em meio a pandemia do novo coronavírus, um fator de grande importância para aumentar a imunidade contra o vírus é a alimentação adequada. Neste contexto, vale lembrar a importância dos nutrientes para atingir o objetivo de uma alimentação com qualidade nutricional. Dentre os vários micronutrientes indispensáveis para nossa saúde, um nutriente em especial contribui para a imunidade antiviral. Estamos nos referindo ao micronutriente zinco.

Os solos brasileiros, principalmente da região dos Cerrados, são carentes em zinco. Devemos entender que um solo com deficiência nutricional irá gerar plantas e humanos com carência de zinco. O caminho mais eficaz para compensar a deficiência de zinco no solo, e assim suprir as necessidades das plantas e dos humanos, é através da aplicação de fertilizantes minerais. Essa é a condição para que possamos oferecer alimentos com teores necessários deste micronutriente para a população.

A correção dos desequilíbrios de micronutrientes tem um enorme impacto na saúde humana, melhorando a produtividade e a qualidade dos alimentos e ajudando a tratar os bilhões de pessoas que sofrem com a deficiência nutricional.

Com a missão de informar a sociedade brasileira sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, a iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) tem publicado artigos sobre a qualidade dos alimentos para melhorar a imunidade contra o COVID-19. Nossos artigos são baseados em dados científicos, procurando levar aos nossos leitores a correta informação para a prevenção do COVID-19.

SEJA UM INSCRITO

Get updates and learn from the best

Outros posts

Rolar para cima